Secretaria de Saúde realiza Projeto Educando Mucopolissicaridose
05 Julho 2020
Anuncie aqui

Secretaria de Saúde realiza Projeto Educando Mucopolissicaridose

Com o objetivo de treinar profissionais de Saúde do município de Valente sobre a Mucopolissicaridose, doença genética rara com diferentes subtipos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (23), o Projeto Educando MPS.

De acordo com uma das coordenadoras da Atenção Básica do município, Larissa Oliveira, a partir do treinamento, médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Diretoras da Vigilância Epidemiológica e Sanitária local, bem como os demais profissionais de saúde de Valente que participaram do evento buscarão identificar os possíveis casos de MPS existentes no município para que sejam encaminhados para fazer o diagnóstico, e, posteriormente ao devido tratamento que não cura a enfermidade, mas, impede a evolução. 

Segundo a consultora técnica que ministrou a palestra, Carolina Lopes, a MPS é multissistêmica, progressiva e existem 6 tipos conhecidos da enfermidade: a síndrome de Hurler, a síndrome de Hunter, a síndrome de Sanfilippo, a síndrome de Mórquio, a síndrome de Maroteaux-Lamy e a síndrome de Sly. Entre elas, a mais comum é a síndrome de Mórquio. “Um indivíduo que nasce com a síndrome de Mórquio apresenta baixa estatura, pescoço curto, ossos encurtados, alargamento nas articulações, deformidades nas mãos e nos pés, proeminência do queixo, boca grande, opacidade de córnea leve, deficiência auditiva, aumento do fígado, comprometimento valvular do coração, dentes pequenos e cáries frequentes, os sintomas progridem gradativamente e a expectativa de vida do paciente é geralmente de 15 a 19 anos de idade”.

Após a palestra sobre Mucopolissicaridose, também conhecida como MPS, foram repassadas pela Diretora da Vigilância Epdemiológica, Andrea Simões, e pelo Coordenador do NASF, Germano Simões, informações sobre Zika e Síndrome de Guillain Barré. O médico Dr. Antônio Carlos, também deu sua contribuição e esclareceu dúvidas do público presente.

 

Fonte: Ascom PMV

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas