Município de Valente está em campanha de vacinação contra a gripe
17 Janeiro 2020
Banner  Central 3

Município de Valente está em campanha de vacinação contra a gripe

Com o tema “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”, foi iniciada nesta segunda-feira (04), a campanha nacional 2015 de vacinação, via injeção, que protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Em Valente, a vacina está disponível até 22 de maio no Centro Municipal de Saúde, localizado em frente ao Fórum, e nas Unidades de Saúde da Família de Junco, Casas Populares, Juazeiro, Santa Rita de Cássia, Valilândia e Tanquinho. O Dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será o próximo sábado (09), os pontos de vacinação da sede serão o STRAF (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valente), e o Centro de Saúde.

O público alvo são os chamados “grupos prioritários”, que são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto. 

A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações de casos graves de gripe. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde orientam a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.



Fonte: Ascom PMV

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas