Policlínica em Feira de Santana atende 400 pacientes por dia
18 Abril 2024

Banner Gov Central

Policlínica em Feira de Santana atende 400 pacientes por dia


Inaugurada em maio de 2018, a Policlínica Regional de Saúde em Feira de Santana é referência para cerca de 750 mil habitantes de 29 municípios, oferecendo 18 especialidades. A policlínica atende 400 pacientes por dia e disponibiliza 14 micro-ônibus para o transporte dos pacientes dos municípios que integram o Consórcio Público de Saúde da Região de Feira de Santana.

O investimento na unidade foi de R$ 26,7 milhões, distribuídos entre a construção civil e os equipamentos. O Governo do Estado é responsável por 40% dos custos e os municípios consorciados cobrem os 60% restantes de forma proporcional ao tamanho de sua população.

O organizador de materiais Ubiratan Matos, 45 anos, descobriu recentemente que vai precisar retirar um dos rins, que parou de funcionar. "Fiz todos os exames para a cirurgia aqui, com cardiologista e nefrologista. Foi tudo muito rápido e fui bem atendido. Se não existisse a policlínica, eu teria que procurar os exames cada um em um lugar diferente, em Salvador ou em uma clínica particular. Seria mais despesa e iria demorar mais", afirma.

A unidade oferece consultas e exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia, colonoscopia, entre outros. A policlínica tem ainda capacidade para fazer cirurgias de baixa complexidade, que incluem procedimentos de vasectomia, cauterização, cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, dérmica e gastroenteral.

A diretora-geral da policlínica, Monique Seixas Daltro, destaca que a unidade também oferece o serviço de assistência social. "Quando há um diagnóstico de câncer dentro da unidade, a assistente social ajuda o paciente a fazer todos os encaminhamentos para que ele inicie o tratamento antes dos 60 dias estipulados por lei. Todos os profissionais da policlínica já são orientados a identificar esse paciente, que sempre vem até a mim, à assistente social, e a gente faz contato direto com o município para tentar ajudar esse paciente".

 

 

 

 

Fonte: Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas