Rui inaugura policlínica em Serrinha e Bahia alcança 94% de cobertura em exames
21 Setembro 2021

Banner Gov Central

Banner Central 4

Rui inaugura policlínica em Serrinha e Bahia alcança 94% de cobertura em exames

A cobertura proporcionada pelas policlínicas regionais de saúde se aproxima de 94% da população baiana com a inauguração da unidade de Serrinha, entregue pelo governador Rui Costa (PT) na manhã desta sexta-feira (13). Esta é a 21ª unidade inaugurada pelo governo do Estado.

A policlínica recebeu investimento superior a R$ 29,1 milhões, entre obras, equipamentos e veículos. A estimativa de cobertura da unidade é de 500 mil habitantes de 14 municípios da região centro-leste da Bahia. Ao todo, 391 dos 417 municípios baianos já têm acesso a policlínicas, que realizam gratuitamente os exames solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A unidade oferece consultas especializadas em angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, pequenos procedimentos cirúrgicos, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia, fisioterapia e ortopedia. As especialidades não médicas são farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia doppler, raio-x e tomografia.

As policlínicas são construídas e equipadas com recursos estaduais. Durante a operação da unidade, o Estado participa com 40% do custeio e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados, de acordo com a sua população. O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Serrinha reúne os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente.

Durante o ato, o governador destacou o projeto de descentralização da saúde. “Temos o orgulho de dizer que entregaremos mais de 16 hospitais para o estado da Bahia em 16 anos. Se eu considerar os municipais que nós estamos construindo e que vamos entregar até o ano que vem, isso chegará provavelmente ao entorno de 20 unidades. Isso de ter em média um hospital por ano de governo nunca ocorreu na história da Bahia”.

Na ocasião, também foi entregue um caminhão-pipa e uma máquina rolo compactador, nos quais foram investidos R$ 619 mil, para o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal.

 

 

 

Fonte :Bahia Notícias

Foto: Fernando Vivas/GOV-BA

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas