Suspeitos de assalto a banco são presos com explosivos e 'arsenal bélico' na Bahia; adolescente foi apreendido
08 Maio 2021

Banner Gov Central

Banner Central 4

Suspeitos de assalto a banco são presos com explosivos e 'arsenal bélico' na Bahia; adolescente foi apreendido

Todo o material apreendido foi levado à Delegacia de Eunápolis, onde os homens foram presos e estão à disposição da Justiça Criminal — Foto: Diivulgação/SSP

Dois suspeitos de assalto a banco foram presos e um adolescente foi apreendido na madrugada deste domingo (11), enquanto passavam por uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes da Polícia Militar, em um trecho da BR-101 na cidade de Itabela, no sul da Bahia.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), uma denúncia anônima informou sobre um possível ataque e os órgãos de segurança reforçaram o policiamento na região.

O grupo estava em um carro de passeio e, quando passava pelo km 749 da rodovia, recebeu ordem de parada dos agentes. Segundo a SSP, o motorista tentou esboçar fuga, mas acabou cercado pelos policiais.

Após fazerem uma vistoria no interior do veículo, a PRF informou que um “arsenal bélico” foi encontrado. Com os suspeitos estavam um fuzil, uma submetralhadora 9 mm, duas pistolas 9mm; um revólver calibre 38, uma pistola 380 e uma espingarda calibre 12.

Eles também levavam no veículo cinco coletes à prova de balas, 298 munições de 5.56, outras 50 munições de calibre 38, mais 50 munições de 9mm, 16 munições de cal 12. Além disso, 27 munições de 380; dois volumes de emulsão explosiva, quatro espoletas e um cordel detonante estavam em posse do trio.

O grupo foi preso em flagrante e levado à Delegacia Territorial de Eunápolis. Eles vão responder por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa, enquanto seguem as investigações para apurar se, de fato, eles têm envolvimento com ataques a banco realizados na Bahia nas últimas semanas.

Ataques seguidos na Bahia

Somente na última semana, a polícia registrou quatro ataques a agências bancárias em cinco dias no interior da Bahia. Em todas as ocorrências os criminosos utilizaram explosivos para arrombar os cofres e terminais de autoatendimento.

Na noite de segunda-feira (5), um grupo explodiu a agência do Banco do Brasil na cidade de Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado, e fizeram moradores reféns durante a fuga. Os suspeitos atiraram e danificaram a rede de energia elétrica, o que causou um corte no fornecimento na cidade.

No dia seguinte, terça-feira (6), outro ataque aconteceu no norte da Bahia, na cidade de Abaré. Os criminosos chegaram a fazer alguns servidores municipais de reféns e atearam fogo em veículos para dificultar a ação da polícia. Foram destruídos alguns caixas de autoatendimento e levada uma quantia em dinheiro, que não foi divulgada.

Já na madrugada de quinta-feira (8), uma agência do banco Bradesco em Itiruçu, na região sudoeste, foi vítima de ataque com explosivos. O cofre da unidade foi estourado e, na fuga, os suspeitos dispararam contra a sede do destacamento da Polícia Militar. Ninguém ficou ferido.

Na madrugada de sábado (10), outra agência do Banco do Brasil foi destruída, desta vez em Sapeaçu, a cerca de 160 km de Salvador. O grupo utilizou o mesmo procedimento: utilizou explosivos e arrombou máquinas de autoatendimento para levar o dinheiro. Não há informações sobre a quantia levada, e ninguém ficou ferido.

 

 

Fonte: G1 BA

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas