Cimatec Sertão vai impulsionar desenvolvimento de novos combustíveis
02 Maio 2024

Banner Gov Central

Cimatec Sertão vai impulsionar desenvolvimento de novos combustíveis

Governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB) prestigiou lançamento do novo campus - Foto: Divulgação/Cimatec

Unidade de Conceição do Coité vai explorar potencial da região sisaleira, com produção de etanol e biogás

Foi lançado nessa quinta-feira, 13, em Conceição do Coité, o novo campus do Senai Cimatec, que deverá ser o centro de desenvolvimento de tecnologias de produção industrial para exploração do potencial do Semiárido da Bahia.

A área do campus será utilizada para testar e avaliar técnicas de adensamento e crescimento do Agave, planta de fácil adaptação na região sisaleira e como fonte de biomassa para a produção de etanol, biogás e outros produtos no sertão nordestino.

O Senai Cimatec irá abrigar a nova etapa do Brave (Brazilian Agave Development, ou desenvolvimento do agave brasileiro), parecria com a Shell Brasil que prevê o desenvolvimento de tecnologias de mecanização para o plantio e a colheita e também de processamento de diferentes espécies de Agave.

Compareceram ao evento o vice-governador do estado, Geraldo Júnior; o gerente executivo do Senai CIMATEC, André Oliveira; o diretor da Agência de Inovação da UNICAMP, Renato Lopes, o presidente da FIEB, Ricardo Alban; o diretor da ANP, Daniel Vieira; e o gerente geral de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil, Olivier Wambersie e o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade. 

Desenvolvimento

A parceria entre Senai Cimatec e a Shell foi firmada em novembro de 2022, juntamente com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para desenvolver soluções biológicas para aumento da produtividade do Agave. O projeto Brave tem investimento de R$ 100 milhões.

Para o governador em exercício, Geraldo Junior, o lançamento do campus Cimatec Sertão é de extrema relevância para alavancar a economia local e trazer benefícios para o estado.

“Esse é mais um eixo de desenvolvimento para a Bahia, que além de desenvolver a economia, as atividades para este território, para esta região, com certeza vai reverberar em todo estado, fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo”, destacou.

O Brasil é o maior produtor de fibra de sisal do mundo, com 80 mil toneladas produzidas por ano. A vegetação sisaleira, muito explorada pelo artesanato, inclui a planta agave, que se destaca nos estudos sobre produção de energia limpa, devido ao potencial energético mais vantajoso que o da cana-de-açúcar.

Na nova etapa do programa Brave, as pesquisas irão explorar o desenvolvimento de tecnologias de mecanização para o plantio e a colheita e de processamento das espécies Agave Sisalana e Agave Tequilana. O programa conta ainda com a parceria de produtores de sisal, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os secretários estaduais da Casa Civil, de Desenvolvimento Rural, de Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente, Afonso Florence, Osni Cardoso e Angelo Almeida, Eduardo Sodré, respectivamente, também prestigiaram o evento.

O deputado estadual Luciano Araújo, do Solidariedade, também destacou a importância do empreendimento para a região sisaleira.

“O etanol de segunda geração será produzido com os derivados do sisal. O sisal só precisa de 20% da água que a cana-de-açúcar necessita, por isso, este será um projeto gigante, que irá revolucionar a nossa região, a região do sisal, principalmente”, explica Luciano Araujo.

 

 

 

 

Fonte: A tarde

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas