Morre uma das vítimas de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
07 Janeiro 2026

Banner Gov Central

Morre uma das vítimas de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal

Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos, morreu na noite desta sexta-feira (2), no Hospital Couto Maia, em Salvador, em decorrência de complicações causadas por intoxicação por metanol. Ele foi uma das vítimas a apresentar sintomas graves após consumir bebida alcoólica contaminada no município de Ribeira do Pombal.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vinícius deu entrada inicialmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, no dia 27 de dezembro de 2025, com quadro clínico severo. Entre os sintomas apresentados estavam tontura intensa, gosto amargo na boca, visão turva e taquicardia. Diante da gravidade, ele foi transferido para Salvador, onde permaneceu internado até o óbito.

Segundo familiares, Vinícius não tinha parentesco com os noivos envolvidos no evento investigado e não participou da festa de noivado onde outras vítimas passaram mal. Ele teria consumido a bebida alcoólica no dia anterior, após comprar o produto no mesmo depósito onde foi adquirida a vodca utilizada na comemoração, o que explica o fato de ter sido o primeiro a manifestar os sintomas de intoxicação por metanol.

Ao todo, sete pessoas foram intoxicadas. Seis delas ingeriram drinks preparados com vodca durante a festa de noivado realizada em Ribeira do Pombal. Vinícius, embora não estivesse presente no evento, consumiu bebida proveniente do mesmo local.

Lais Santana Dias e Maria Clara Nascimento de Souza, que estavam internadas no Hospital Geral Santa Tereza, na cidade, receberam alta, após apresentarem melhora no quadro clínico.

Maria Viviana Santos Almeida, que estava internada na UTI, também em Ribeira do Pombal, foi transferida para a enfermaria.

Outras duas pessoas, que apresentaram estado de saúde mais grave, foram transferidas para Salvador e estão internadas no Hospital Couto Maia. São elas Edicleia Andrade de Matos, madrasta da noiva, que encontra-se intubada, e Daniele Barbosa do Carmo Matos, prima do noivo.

Além de Maria Viviana Santos Almeida, Josefa Soares de Almeida também é tia da noiva e está internada em Ribeira do Pombal. Já Maria Clara Nascimento de Souza, é sobrinha do noivo.

Depósitos de bebidas fechados – A Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária do município, realizou a lacração do estabelecimento onde as bebidas foram compradas. Outros dois pontos comerciais da cidade também tiveram produtos apreendidos.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o momento não há registro de novos casos suspeitos de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal ou em municípios vizinhos.

A intoxicação foi confirmada na quarta-feira (31), após laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que identificou a presença de metanol nas bebidas apreendidas e em amostras de sangue das vítimas. O metanol é uma substância altamente tóxica, com risco de lesões graves e morte.

A Prefeitura de Ribeira do Pombal, na Bahia, determinou, na quarta-feira (31), a proibição da comercialização, distribuição, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas destiladas no município. Segundo a gestão municipal, a decisão se baseia em laudos oficiais. 

“A decisão considera a confirmação, por análises laboratoriais oficiais, da adulteração de bebidas destiladas apreendidas e a identificação de substâncias tóxicas em amostras biológicas de pacientes atendidos na rede de saúde, caracterizando risco sanitário comprovado e emergência em saúde pública”, disse a prefeitura.

O que é metanol – O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.

Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.

 

 

 

 

 

Fonte: Cleriston Silva

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas