Sesab não recomenda uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19
14 Agosto 2020
Anuncie aqui

Sesab não recomenda uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) emitiu, nesta quarta-feira (22), novas orientações sobre uso compassionado da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. De acordo com os documentos, a Sesab não recomenda o uso da cloroquina/hidroxicloroquina para o tratamento ou prevenção da Covid-19 em qualquer contexto que não seja de um estudo de ensaio clínico. 

Segundo a pasta, até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento ambulatorial da Covid-19 com eficácia cientificamente comprovada.

As orientações se embasam nas manifestações da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Sesab ressalta ainda que também foi levado em consideração os efeitos adversos potencialmente graves relatados em pacientes com Covid-19 que usaram a substância.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, pontua que o Comitê Estadual de Emergência em Saúde Pública recomenda aos gestores públicos que não estabeleçam protocolos com uso dessas medicações e que não gastem recursos públicos com uso dessas drogas que não tem eficácia comprovada. “Os gestores poderão ser objeto de uma ação de órgão de controle por estarem destinando recursos de outras áreas que poderão fazer falta no combate ao coronavírus”, alerta o Secretário.

Ainda de acordo com a Sesab, o Estado continuará fornecendo tais medicações para os municípios e/ou unidades de Saúde da Bahia, para o uso autorizado e recomendado pelas autoridades sanitárias competentes. 

 

 

Fonte: Bocão/Sesab

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas