Banner Gov Central
Valente adere a novo produto de combate a Dengue
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 14 Outubro 2013 22:48
- Escrito por Noticias do Sisal
- Categoria: Gerias 1
- Acessos: 3049

As chuvas estão chegando e com elas, os riscos da Dengue aumentam. Preocupada com isso, a Prefeitura Municipal de Valente por meio da 12ª DIRES - Diretorias Regionais de Saúde, e Secretaria de Saúde do Município, realiza nesta segunda-feira, 14, e amanhã, 15, durante todo o dia, treinamento para os Agentes Comunitários de Endemias dos Municípios de Valente, São Domingos e Retirolândia, a fim de orientá-los sobre o uso do novo produto denominado Diflubenzuron, que será usado em substituição ao antigo para controle do mosquito da dengue (Aedes Aegypti).
Segundo o supervisor de programas da dengue da 12ª DIRES, José Viana, o Temefós, larvicida usada para controlar a dengue nas últimas 4 décadas, não está sendo mais eficaz devido a resistência que o organismo do mosquito criou ao produto.
O novo produto já está sendo utilizado em nove cidades da Bahia, há cerca de dois anos. De acordo com Viana, além da melhor eficácia, outra vantagem que essa larvicida oferece é a não poluição, pois não tem cheiro nem odor e é segura à saúde humana, inclusive, a água tratada com o Diflubenzuron pode ser ingerida em consumo humano. O produto é recomendado pelo Ministério da saúde – MS.
Para a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Valente, Andréa Simões, essa treinamento que ocorre na sede da FATRES oportuniza os agentes das três cidades conhecerem a nova metodologia de trabalho contra a dengue. Eles recebem orientações de como tratar os depósitos de larvas, cubagem, cálculo para determinar a quantidade do Diflubenzuron no tratamento, em função do tipo de depósito e do volume de água do reservatório.
A Coordenadora da 12ª DIRES, Soraia Aragão, em sua explanação, ressaltou a importância de os agentes dialogarem constantemente com as famílias de sua área de cobertura alertando que o trabalho deles só surte efeito se houver a contrapartida dos mesmos, ou seja, limpando e cuidando do seu quintal.
O novo produto começará a ser administrado a partir da próxima semana com o objetivo de controlar a infestação e os danos causados pelo Aedes Aegypti.
Fonte: Ascom PMV


