Ação Social para e com a Melhor Idade é alternativa eficaz na melhoria da qualidade de vida dos Idosos em Valente
17 Abril 2024

Banner Gov Central

Ação Social para e com a Melhor Idade é alternativa eficaz na melhoria da qualidade de vida dos Idosos em Valente

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania de Valente, desenvolve atividades artesanais com 4 grupos  compostos por senhoras da terceira idade. Os grupos se encontram três tardes por semana, para realizar a troca de experiências, tornando assim seus dias mais alegres e produtivos. Esta, para as integrantes dos grupos, é uma forma de expressar que, mesmo o dia 1º de Outubro sendo voltado para comemorações do dia do idoso, elas vivem e comemoram essa data a cada dia.

Os Grupos Conviver, Jesmim, Alegria de Viver e Vida Nova, que funcionam na escola José Ramos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valente, Casa da Cultura e no CREAS do bairro Juazeiro, respectivamente, reproduzem artes através de pinturas, bordados (vagonite, ponto de cruz, etc), tricôs e crochês para confeccionar produtos, como arranjos de flores, jogos de cama mesa e banho, para consumo próprio, por encomenda, presentes e/ou exposição em eventos, como forma de tornar mais agradáveis e satisfatórias as suas vivências.

O material usado pelos grupos é disponibilizado através da prefeitura municipal de Valente via  Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania que juntamente com o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e o NASF - Núcleo de Apoio À Saúde da Família, também propiciam às integrantes dos grupos, atendimentos com especialistas das áreas de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, advocacia, entre outras. Os grupos têm o apoio também da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município.

Para o prefeito Ismael Ferreira, dar atenção a esses grupos da “melhor idade” é mais que obrigatório, é gratificante. “O município de Valente tem procurado contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas através da inclusão das mesmas em atividades culturais, isso é bom não só pra elas que se sentem prestigiadas, como para nós que vemos que o apoio tem surtido bons resultados”, diz o prefeito.

De acordo com a Coordenadora do CREAS e Assistente Social, Tatiana Araújo, o grupo que reúne mais mulheres é o Grupo Conviver, neste estão matriculadas 48 senhoras. “A mais nova delas, tem 40 anos de idade e a mais velha, 85. Muitas estão inseridas no grupo desde o início, há cerca de 15 anos. Aqui, além de realizarem atividades artesanais, elas partilharem momentos de alegria, através da dança, o que estimula a se manter ativas as funções do organismo”, ressalta a coordenadora.

A senhora Esvalda Alves, conhecida como Dona Bem diz que, pra ela, frequentar o grupo é uma alternativa muito boa, pois, após passar um trauma na sua vida, lá ela encontrou ocupações e motivos que lhe ajudam a levantar a autoestima, que lhe permitem sofrer menos pensando, lembrando-se do ocorrido.

Além das atividades em sala, as componentes dos grupos também fazem apresentação de manifestações culturais, como cantiga de roda, em eventos do município e nas cidades circunvizinhas, além de executar atividades juntamente com outros grupos, a exemplo da UATI - Universidade Aberta à Terceira Idade, de Conceição do Coité.

Para participar de um dos Grupos, a interessada pode procurar a sede de funcionamento dos mesmos e conversar com os responsáveis para que as inclua.



Fonte: Ascom PMV

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas