USF de Juazeiro realiza Hiperdia no bairro Dionísio Mota
05 Julho 2020
Anuncie aqui

USF de Juazeiro realiza Hiperdia no bairro Dionísio Mota

A Unidade de Saúde da Família do Bairro Juazeiro, coordenado pela enfermeira Ana Rosa Simões, realizou na tarde de quinta-feira (30), mais um encontro do Hiperdia. O evento que consiste em dinâmicas e palestras sobre diferentes temas relacionados à saúde tratou nesta quinta-feira da hipertensão e diabetes, como prevenir e os cuidados devidos após já estar acometido. Uma média de 60 moradores do bairro Dionísio Mota participaram do encontro. 

No evento, também foi feita a aferição da pressão arterial e teste rápido de glicemia. Na abertura do encontro a equipe de 09 Agentes Comunitários de Saúde da área de abrangência da USF de Juazeiro fizeram uma apresentação ilustrando a realidade da profissão no dia-a-dia, nas visitas domiciliares. A dramatização cujo tema é “Cuide da Sua Saúde” demonstrou um pouco de como a maioria das famílias se comportam na presença dos Agentes e após irem embora. Ainda na apresentação foi relembrado ao público presente os danos que o consumo excessivo de sal e açúcar causam à saúde podendo levar à morte.

Após a dramatização, o Dr Ricardo, médico que atende na Unidade de Juazeiro reforçou a importância de seguir as orientações médicas e cuidar da saúde. Ele frisou que os medicamentos receitados para tratar hipertensão e diabetes devem ser ingeridos de acordo a orientação médica e jamais suspendê-los sem voltar a consultar o profissional de saúde que prescreveu o remédio. 

Para tornar o momento de educação em saúde mais proveitoso e interativo, foi realizada a gincana instrutiva, onde o público foi dividido em três grupos e um representante de cada estourou uma bola que continha uma pergunta que era lançada ao respectivo grupo, as respostas eram pontuadas e ao final, o grupo que tivesse acumulado mais pontos seria premiado. Entre o grupo azul, amarelo e branco, o branco conseguiu dar repostas mais bem elaborados e os integrantes receberam brinde. 

Além disso, contação de piadas, jogo de lançar o arco e depoimentos sobre como é a vida de um hipertenso e ou diabético também fizeram parte da programação do evento. 

O Hiperdia é realizado mensalmente pela USF de Juazeiro com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio à saúde da Família), cada mês em um dos quatro bairros de sua área de abrangência. Os próximos serão em Juazeiro, Fonte Nova, e, em seguida, Petrolina.  

 

 

 

 

Fonte: Ascom PMV

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas