10ª Conferência de Assistência Social é realizada em Valente
05 Julho 2020
Anuncie aqui

10ª Conferência de Assistência Social é realizada em Valente

O Conselho Municipal de Assistência Social de Valente juntamente com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania realizaram no dia 28 (terça-feira) na Casa da Cultura a X Conferencia de Assistência Social. Com o tema “Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026” o evento teve como principal finalidade projetar o direcionamento da política para os próximos 10 anos com a construção de diretrizes para o aprimoramento da gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) na perspectiva da valorização dos serviços, programas, projetos e benefícios. 

A abertura dos trabalhos ficou por conta de uma bela apresentação de Cantiga de Roda dos Grupos da Melhor Idade – Conviver e Alegria de Viver, do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do CRAS do bairro Juazeiro. Na oportunidade a Assistente Social Isnara Arapiraca fez a leitura do Regimento Interno da Conferência e logo em seguida a secretária de Assistência Social Érica Simões realizou uma apresentação sobre a implementação da política municipal de Assistência Social na última década fazendo recortes para as ações e ampliação dos atendimentos em Valente. “Nós temos 10 anos de SUAS no Brasil e podemos afirmar que tivemos muitas conquistas aqui no município, mas ainda temos muitos desafios. O que a gente tem tentado fazer nesse Governo, é promover uma melhor qualidade de vida para aqueles que mais precisam e para que os resultados sejam ainda melhores nós precisamos muito da parceria de todos principalmente nas discussões para que possamos fazer a diferença e avançar rumo a 2026”. Pontuou a secretária.

Já no momento da palestra, a conferencista Celeste Viana- Diretora do Fundo Estadual de Assistência Social fez a abordagem do tema e além de destacar o que é o SUAS (Sistema Único de Assitência Social) ela chamou atenção também para a participação popular. “É importante sabermos que o SUAS já tem lei e é de todos. Os desafios fazem parte da caminhada e temos que reconhecê-los como parte importante para ultrapassarmos as barreiras que nos incomoda. Esse é o momento de participar, de propor de expor o que queremos de melhor para nossa vida para a vida das pessoas da nossa comunidade”.

Na parte da tarde, com base no que foi discutido com a conferencista o público se reuniu em cinco grupos para discussão dos eixos da Conferência. Nos grupos foram debatidas propostas em torno das dimensões e levantadas sugestões para melhorias da política de assistência social a nível municipal, estadual e federal. Após as discussões a presidente do Conselho Mitze Lopes e Isnara Arapiraca coordenaram as apresentações dos grupos e em seguida as propostas foram colocadas para aprovação dos delegados da plenária. As sugestões serão encaminhadas e apresentadas posteriormente nas conferencias estadual e nacional.


Participaram da conferência o prefeito Ismael Ferreira, representantes de associações, os vereadores Gabriel Mota e Leninha, representante de igrejas, escolas, Jovens do NUCA, Secretários Municipais, servidores, Conselhos Tutelar e sociedade civil. As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. 

 

Fonte: Ascom PMV

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas