Secretaria de Saúde convoca população a intensificar ações no próprio domicilio contra o mosquito da Dengue
03 Fevereiro 2026

Banner Gov Central

Secretaria de Saúde convoca população a intensificar ações no próprio domicilio contra o mosquito da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Valente, preocupada em afastar os riscos oferecidos pelo alto índice de infestação de larvas do mosquito da Dengue no município, convoca todos mais uma vez, a unir esforços na luta em combate ao Aedes Aegypti, que, além da dengue, é transmissor também da Febre Chikungunya. A campanha cujo lema é “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, visa mobilizar cada morador a intensificar as ações necessárias em seu domicílio ou depósito em prol de eliminar os criadouros do mosquito e assim manter o município sem registrar casos das referidas doenças.

De acordo com o Coordenador Municipal do Programa Nacional de Combate a Dengue, Carlos Freitas, com base no último levantamento feito na sede do município (jan/2015), o índice atual de infestação de larvas do mosquito é 10,6%. Os bairros José Moreira, Liberdade, Dionísio Mota e Santa Cruz, apresentaram os índices mais elevados. Para Carlos, cada morador tem um papel importante na luta de combate a dengue. “Queremos lembrar que a inseticida aplicada pelos Agentes de Endemias não é a única forma que temos de combater o mosquito. É necessário que cada um de nós seja um agente em nosso respectivo domicílio. Devemos manter nossos quintais limpos e não deixar água parada descoberta. Essa é a maneira mais eficaz de prevenção”.

A dengue é uma doença grave e que pode matar. Os principais sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações. Para reforçar as ações de combate do mosquito, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde tem realizado palestras, caminhada e panfletagem para alertar a população em geral sobre a importância de não cessar à luta e não dar trégua à proliferação do mesmo.



Fonte: Ascom PMV

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas