Secretaria de Saúde de Valente realiza evento com famílias sobre a campanha de vacinação contra o HPV
25 Abril 2024

Banner Gov Central

Secretaria de Saúde de Valente realiza evento com famílias sobre a campanha de vacinação contra o HPV

A campanha de vacinação contra o HPV já começou em Valente. Visando um maior entendimento por parte das famílias, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite de segunda-feira, 24, na Casa da Cultura, uma reunião com pais e mães de adolescentes que tomarão a vacina contra o HPV.

A Coordenadora da Vigilância Epdemiologica, Andréa Simões, a Coordenadora da Atenção Básica do município, Ana Olívia Rios e a enfermeira, Ednúzia Araújo, bateram um papo com os pais sobre o que é a vacina e o que ela previne. Na oportunidade, foi apresentada também a caderneta de vacinação do adolescente, que foi lançada pelo Ministério da Saúde esse ano em todo o Brasil.

“Ela não é só uma caderneta de vacina, é um livro com informações e dicas de saúde do adolescente. Com ela, os adolescentes terão dicas de quais vacinas ainda precisam tomar, além de entender as transformações que estão ocorrendo na sua vida nesse período”, destaca Ana Olívia Rios.

Os pais que estiveram presentes questionaram sobre a quantidade de doses que os adolescentes precisam tomar para serem imunizados. Andrea Simões explicou que são 03 doses. “A primeira já está disponível nos Postos de Saúde. A segunda dose será ministrada seis meses após a primeira. Todas deverão tomar o reforço cinco anos após a primeira. Se esse ciclo for quebrado a vacina perde a eficácia. Por isso a importância de elas manterem esse compromisso que só faz bem a cada uma”.

A Secretaria de Saúde estará realizando a vacinação também nas escolas. Os adolescentes deverão estar munidos de RG, Cartão do SUS e cartão de vacinação.

O cronograma é o seguinte:
 
Dia 26 de Março – Escola Luiz Eduardo Magalhães
Dia 27 de Março – Escola Municipal Cecília Meireles
Dia 29 de Março – Colégio estadual Wilson Lins


Fonte: Ascom PMV

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas