O município de Valente realizou na terça-feira (15), no auditório do SINTRAF a II Conferência Municipal dos Direitos da Mulher cuja discussão sobre o tema Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres foi conduzida pela palestrante, graduanda em Comunicação Social pela UNEB e coordenadora geral da executiva nacional de estudantes de comunicação na área de combate às opressões, gênero e sexualidade - Joana Alcântara. Cerca de 70 mulheres participaram da conferência.
As discussões foram norteadas por quatro eixos: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades – avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal – avanços e desafios; Sistema político com participação das mulheres – recomendações, e; Sistema Nacional de Políticas para as mulheres – subsídios e recomendações.
Propostas como criação da Secretaria Municipal de Direitos da Mulher, criação de um fundo público que garanta a realização de ações voltadas para a defesa dos direitos da mulher, implantação do Centro de Referência da Mulher nos municípios, criar e/ou ampliar programas de qualificação e formação de mulheres para o mercado de trabalho foram elaboradas em grupo, votadas e aprovadas pela plenária e serão encaminhas à Conferência Territorial que acontecerá em outubro. Na oportunidade, dois delegados e dois suplentes do poder público e sociedade civil organizada foram escolhidos para representar o município na territorial.
Dentre os avanços apontados pelos grupos na área de políticas públicas para as mulheres foram citadas a reativação da sala de parto normal do hospital municipal de Valente, crescimento de mulheres com acesso ao crédito impulsionado pela Sala do Empreendedor, formação e suporte aos grupos de mulheres da terceira idade, reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, existência de movimento de mulheres (FATRES e SINTRAF), entre outros.
A conferência foi aberta com apresentação do grupo de cantiga de rodas. Dinâmicas e exibição de vídeo também fizeram parte da metodologia usada. O prefeito Ismael Ferreira, as secretárias do Governo Valente (Erika Simões, Carlilia de Cássia e Tanea Rios) e o secretário de Administração e Fazenda, Rodrigo Carneiro, o Chefe de Gabinete – Murilo Correia, representante da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia, a presidente do Conselho da Municipal da Mulher e demais membros estiveram presentes no evento, bem como representantes de diversos setores envolvidos com a causa da mulher.
As Conferências são espaços para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos e também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas para as mulheres.
Fonte: Ascom PMV