
O Programa Saúde da Família (PSF), das Casas Populares agora conta com uma equipe completa para atender aos pacientes das Casas Populares, Bairro Minação, Piana, Cidade Futuro, Derba, Alagadiço e Algodões. A equipe é composta por um médico, um dentista, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, além de atendimento do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
Hoje, terça-feira (03), 16 pessoas foram atendidas pela manhã.
Para a secretária de saúde, Jô Gordiano, esta nova conquista é um passo importantíssimo que mostra o quanto é grande o comprometimento do gestor municipal, Ismael Ferreira, pa
ra com a comunidade valentense.
Na parte da tarde, a secretaria de Saúde, através da Coordenadora da Atenção Básica, Ana Olivia Barreto, apresentou, em reunião, toda a equipe do PSF aos Agentes Comunitários de Saúde. “A equipe é boa. Vai melhorar muito nosso trabalho, que ficava difícil porque antes não tinha cobertura da Atenção Básica”, comemorou o Agente Comunitário de Saúde (ACS) Luciano Santana (Chocolate).
Além de consultas regulares, o médico vai poder fazer consultas a domicílio para os pacientes impossibilitados de se dirigir ao Posto de Saúde ou a unidade hospitalar. “O potencial hoje da região que o PSF atende seria de mais ou menos 30 pacientes para serem acompanhados por mês”, afirma Chocolate.
O PSF é um Programa de Atenção Básica à Saúde, voltado para a promoção, prevenção, cuidados e reabilitação, da saúde das famílias. E já atende vários bairros e comunidades do município de Valente: Santa Rita de Cássia e região; Junco e região; Valilândia e região; Juazeiro/ Petrolina e região; Tanquinho e região; Casas Populares e região.
O atendimento nos PSFs aliviam muito a demanda no Hospital Municipal José Mota Araújo (HMJMA). Pois, como a procura por atendimento é grande, o HMJMA acabava sendo o mais requisitado. Com os PSFs esta medida que, além de oferecer comodidade ao paciente, agiliza a solução do seu problema, visto que, o paciente que necessitar de atendimento médico pode encontrá-lo perto do local de sua residência, com conforto e segurança.
Para atendimento nas unidades, os pacientes já cadastrados no Programa devem procurar o PSF ou Posto de Saúde mais próximo. Os que ainda não são cadastrados e têm interesse em se cadastrar, devem procurar a Unidade de saúde portando Cartão do SUS, RG e comprovante de residência. Se o paciente precisar de atendimento de alguma especialidade, este será conduzido para o Ambulatório Médico Especializado da Secretaria de Saúde ou Hospital Municipal, em caso de urgência e emergência.
Mais ações nas Casas Populares
Além de equipe com médico, os moradores da região atendida pelo PSF das Casas Populares agora contam também com médico dentista. A novidade pegou muita gente de surpresa. Na semana passada, foram atendidos cerca de 20 moradores. “Ainda tem gente sendo cadastrado. O atendimento está sendo na rua (sede), mas em breve, vai ser aqui no PSF”, afirma uma moradora.
A pedido do representante da Associação das Casas Populares, Frijo Cunha, algumas caçambas de terra foram colocadas no Centro do Bairro, como forma de minimizar os estragos causados pelas chuvas. “o chefe de Gabinete, Agnaldo Oliveira, já passou por aqui. Disse que vai lutar para que a rede de esgoto chegue de forma mais rápida, já que custam apenas 15 mil reais para ser implantada. Quem passa aqui, vê a situação do esgoto a céu aberto, problema existente desde que foram construídas as casas. Fizemos um blog somente para denunciar isso”, afirma Frijo Cunha. Frijo parabenizou o prefeito Ismael por levar tantos benefícios em pouco tempo.
Governo Valente: nossa terra é a gente que faz.
Fonte: Ascom PMV