Noticias do Sisal
26 Setembro 2017

Patrulha da Limpeza de Aguadas do Governo Valente chega à comunidade de Recreio

“Não é possível conviver com a seca com tanques, represas e grandes aguadas entupidas”, afirma Ismael.

Depois de 10 anos com a barragem quebrada e mais de 20 anos sem limpeza, uma das maiores aguadas da região de Recreio feitas pela CAR - Cadastro Ambiental Rural, recebeu nesta terça-feira (29), a Patrulha de Limpeza de Aguadas do Governo Valente. O açude de pequeno porte fica localizado na ‘Roça de Gordo’, há menos de cem metros da entrada do Povoado.

O trator de esteira, a caçamba e a pá carregadeira já iniciaram o conserto da barragem quebrada pelas chuvas há mais de 10 anos e desde então abandonada, mesmo com os moradores clamando por água. As melhorias na aguada não param por aí: ainda será desentupida e ampliada, já que nunca passou por esse processo.

O prefeito Ismael Ferreira, os Secretários de Infraestrutura, Cezar Rios; Chefe de Gabinete, Agnaldo Oliveira; a secretária de Ação Social, Carlília de Cássia e o Diretor de Comunicação, Cleber Silva, estiveram visitando o início das obras naquela comunidade. “Nosso plano com essas limpezas é que essa região fique bem abastecida de água por um longo tempo, depois das chuvas”, planeja o prefeito Ismael Ferreira.

“Essa semana, a Patrulha de Máquinas do CONSISAL – Consórcio de Desenvolvimento Público do Território do Sisal, deixam o município. Mas continuaremos o processo de limpeza de grandes, médias e pequenas aguadas públicas. Não é possível conviver com a seca com tanques, represas e grandes aguadas entupidas. Esse investimento não sai barato para o município, mas, de forma devagar, chegaremos ao maior número possível”, afirma o prefeito Ismael.

Recreio

Durante a visita ao povoado, o prefeito Ismael conversou com lideranças e ouviu reivindicações da comunidade. O prefeito irá construir no povoado dois quebra-molas e alargar uma rua no final do Jardim da Praça. “Começamos o dia bem hoje, com a presença do prefeito anunciando boas ações para o nosso povoado”, afirma a moradora conhecida como Dona Mariá.

Alagoinhas

Na semana passada, como foi anunciado, foram feitas as duas limpezas e recuperações das aguadas. A primeira foi na comunidade de Alagoinhas. Foi feito um trabalho de limpeza da aguada, que havia anos sem limpeza e também a recuperação da cacimba, que mina água mesmo em períodos de forte seca. Já na comunidade de Sossego, a barragem quebrada foi totalmente recuperada e foi feita a limpeza do açude. Para a liderança conhecida como Bem, o trabalho foi bem feito. “Agora é esperar por chuva”, afirma enquanto sorri.

“Essa região entorno de alagoinhas é uma importante produtora de hortaliças. Com as aguadas cheias, vão retomar em breve com toda a força a sua produção. Em breve, é possível que possamos fazer um projeto para ajudar os moradores a continuarem suas produções”, afirma Ismael.



Fonte: Ascom PMV

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas