Noticias do Sisal
20 Março 2019
Banner  Central 3

Programa Semeando da EBDA distribuiu 1,5 milhão toneladas de sementes na safra de inverno

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), contabiliza a distribuição de 1,5 milhão de toneladas de sementes de milho, feijão e vigna na safra de inverno 2014, beneficiando mais 154 mil agricultores familiares. A iniciativa faz parte do Programa Semeando, executado pela EBDA em parceria com a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/Seagri), que visa assegurar sementes e mudas de boa qualidade, no tempo certo, para os agricultores familiares baianos.
 
Além de assegurar sementes, o programa também capacita técnicos para qualificação de agricultores, no intuito de formar bancos comunitários de sementes. O agricultor Irani de Matos (42), morador do município de Inhambupe (a 157 km de Salvador) comemora a produção. “Este ano as sementes chegaram no período certo; na época do plantio. Tanto meu milho, quanto o feijão estão se desenvolvendo bem”, afirma o agricultor.
 
Grande parte dos agricultores envolvidos são aqueles que aderiram ao Programa Garantia Safra.  Cada agricultor recebe cinco quilos de sementes de feijão e cinco de milho, além da assistência técnica da EBDA durante o período de cultivo da lavoura. “Disponibilizamos sementes nas safras de inverno para que o agricultor possa utilizar esse insumo agregador de produção, proporcionando o incremento na renda”, explica o coordenador estadual do Programa Semeando, o doutor em sementes Edson Alva.
 
Programa Semeando - A ação vem garantindo, desde 2007, a qualificação de agricultores em todos os territórios do estado e já capacitou mais de 350 técnicos, com o objetivo de formar bancos comunitários de semente. A ideia é melhorar a produtividade das culturas do feijão, milho e vigna, e possibilitar que agricultores familiares tenham condições de produzir suas próprias sementes.




Fonte: Notícia Livre

 .

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas