Mitos e Verdades Sobre o Envelhecimento: NASF e PSF das Populares abordam o tema em encontro com idosos e hipertensos
08 Dezembro 2019
Anuncie aqui
Banner  Central 3

Mitos e Verdades Sobre o Envelhecimento: NASF e PSF das Populares abordam o tema em encontro com idosos e hipertensos

Visando promover a saúde na terceira idade, o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, de Valente e o PSF – Programa Saúde da Família das Casas Populares - realizaram na tarde de terça-feira, 21, um encontro com o grupo de idosos e hipertensos da área de abrangência do referido PSF, para esclarecer sobre Mitos e Verdades Sobre o Envelhecimento.

Na oportunidade, a psicóloga, Cristina Arcanjo; o fisioterapeuta, Germano Simões; a enfermeira e coordenadora do PSF das Populares, Taiza Freitas; o médico Danilo Madureira e ACS – Agentes Comunitários de Saúde - desenvolveram atividades dinâmicas esclarecendo perguntas sobre os sintomas, prevenção e cuidados para controlar os perigos da hipertensão e do diabetes.


Para Taiza Freitas, o objetivo desses encontros realizados todas às terceiras terças-feiras de cada mês. Além de esclarecer dúvidas sobre o uso de remédios e alimentação adequada para pessoas acometidas por essas doenças, elas ainda têm o beneficio da elevação da autoestima, uma vez que a interatividade e a dinâmica do encontro trabalha uma forma diferenciada de encarar os problemas com a saúde e ainda faz sorteio de brindes para os participantes.

 

A senhora Maria Alves participou do encontro e disse que foi muito proveitoso, pois pôde aprender um pouco mais sobre o assunto. “Eu sempre ouvi dizer que quando se está com a pressão baixa, pôr um pouco de sal na boca ajuda a normalizar, mas, o Dr. Danilo disse que não é recomendável porque o sal eleva muito rápido a pressão, podendo fazê-la subir muito e causar problemas maiores. Aprendi também que sangramento pelo nariz pode ser um sintoma de hipertensão e que o envelhecimento pode ser bem sucedido se a gente ficar atento aos nossos hábitos alimentares”, relembra dona Maria.

 

De acordo com Germano Simões, o NASF promove, todo mês, encontros como esse junto a todos os PSFs do município, abordando diferentes temasde acordo com a realidade de cada localidade. Os próximos serão: dia 23 na comunidade do Cipó de Leite (PSF do Tanquinho), 28 no PSF do Junco, dia 30 pela manhã no PSF da Valilândia e a tarde no PSF do Juazeiro.

 

 

 

Fonte: Ascom PMV 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas