Brasil vai produzir insulina em escala industrial
24 Agosto 2019
Anuncie aqui
Banner  Central 3

Brasil vai produzir insulina em escala industrial


O Laboratório Biomanguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), vai produzir cristais de insulina, usados no tratamento do diabetes. O início da produção começa em 2013. Estima-se que esse processo esteja estruturado em 2014 e no ano seguinte sejam feitos os testes, qualificações e ajustes técnicos obrigatórios. A previsão é que o Brasil passe a fabricar a droga em escala industrial em 2017.

O processo começou com um acordo firmado entre o governo brasileiro e o laboratório ucraniano Indar, que vai transferir a tecnologia para o País e permitirá a produção nacional. Ao todo, 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes, dos quais 900 mil dependem exclusivamente do SUS. Anualmente, morrem em torno de 50 mil pessoas por complicações decorrentes da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença mata quatro vezes mais do que a aids (12 mil mortes) e supera o número de vítimas do trânsito no país (42 mil).

Atendimento a diabéticos no Brasil

Em fevereiro de 2011, medicamentos para o tratamento do diabetes passaram a ser oferecidos de graça dentro do programa Saúde Não Tem Preço.

O número de atendimentos passou de 306 mil, em janeiro de 2011, para 1,4 milhão em outubro do ano passado, um aumento de 370%.

O último balanço do governo indica que, desde o início da gratuidade, 4,1 milhões de pessoas receberam os remédios. A parceira entre a Fiocruz e o laboratório Indar resultará em uma economia de R$ 800 milhões para o governo brasileiro.



Tainah Medeiros/http://drauziovarella.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Galeria de Fotos

Mais Lidas