Técnicos do Governo do Estado fecham últimos detalhes do projeto de reforma do Hospital

Através de pedido da Secretaria de Saúde de Valente à Secretaria de Saúde do Estado, técnicos e engenheiros do Governo do Estado da Bahia estiveram na manhã desta quinta-feira (05), em Valente, para fazer vistoria técnica para ajustes dos últimos detalhes do projeto arquitetônico da reforma do Hospital José Mota Araújo (HJMA).

Os técnicos identificaram a necessidade de uma sala específica para parto natural, para poder comtemplar o Projeto da Rede Cegonha, do governo federal. Os técnicos também ressaltaram que os leitos devem passar por adequações para ajustar-se às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O prefeito Ismael Ferreira não pôde participar da visita por estar se preparando para viagem à Salvador e Brasília para negociar projetos para o município, mas disse que toda a equipe do Governo Valente está trabalhando para que a reforma aconteça o mais rápido possível, paralelo a isso está investindo em outras melhorias na Saúde, a exemplo do aparelho de Raios X que esta semana conseguiu colocá-lo para funcionar, reforma de PSFs e Postos de Saúde, médico para PSF de Valilândia e região, Casa de Apoio em Salvador, ampliação significativa no número de atendimentos, entre outras. Somente até agosto, foram 112 mil atendimentos em todas as unidades de Saúde. “Vamos fazer muito mais pela Saúde. Em breve, teremos uma ambulância nova para ajudar no transporte de pacientes”, complementa o prefeito Ismael Ferreira.

A próxima etapa da reforma do Hospital será a construção dos projetos complementares: hidráulicos, elétrico, combate a incêndios, rede de informática e telefonia e climatização e exaustão. Só então, será liberado para fazer a licitação da obra.

Projeto da Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Na Bahia, a Rede Cegonha vem sendo construída de maneira colaborativa e interfederativa, tendo como grupo condutor: a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems) e o Ministério da Saúde.



Fonte: Ascom PMV