No meio do caminho tinha uma pedra...

Tinha uma pedra no meio do caminho... Esses versos do poeta Carlos Drumond parecem se encaixar em um drama histórico vivido pela comunidade dos algodões durantes anos. Uma enorme pedra no meio de uma estrada impedia a passagem de carros e dificultava escoamento da produção...

A pedido da comunidade de Algodões, a prefeitura de Valente removeu uma grande pedra que atrapalhava a passagem de carros pela estrada vicinal que liga a comunidade de Algodões a outras comunidades rurais.
 
Além de impossibilitar a passagem de veículos pequenos, a pedra atrapalhou, principalmente, a passagem das máquinas grandes destinadas à limpeza das aguadas. Sensibilizado com a situação, o prefeito Ismael resolveu tirar a pedra do caminho com a ajuda das próprias pessoas da comunidade.

“Nós conseguimos fazer dois furos na pedra e utilizamos dinamite. Como se tratava de uma pedra muito grande, não se quebrou por completa, daí tivemos que remover o restante no braço, ou seja, com marretadas” comenta o morador de algodões, Minelvino Araújo.

Segundo relato do próprio morador, a comunidade já havia solicitado em gestões passadas a remoção da pedra, porém, não foram atendidos. Foram necessários dois dias para retirarem a pedra da estrada.

“Hoje a gente vê, uma ação tão simples pode mudar muita coisa na vida de uma comunidade... Hoje passa até caminhão” comenta o dirigente sindical, Valdir Silva Santana (Vavá).

O prefeito Ismael se mostrou satisfeito com o resultado, visto que o objetivo de sua gestão é proporcionar melhorias de vida ao agricultor familiar.

Fonte: Ascom PMV